Passar para o Conteúdo Principal
logotipo Junta de Freguesia de Sines
Hoje
Hoje
Mín C
Máx C
Amanhã
Amanhã
Mín C
Máx C
Depois
Depois
Mín C
Máx C

Actividades

O funcionamento do A.T.L. está agrupado num projeto de atividades de diversos níveis.

Desenvolve um conjunto de atividades de ocupação de tempos livres, dos 6 aos 12 anos, numa lógica lúdico pedagógica estruturando objetivos de lazer e de recreio com objetivos de aprendizagem e da aquisição de novos conhecimentos.

Numa perspetiva semelhante devemos ainda salientar a importância da motivação para o estudo e a concretização dos trabalhos de casa.

As atividades de estudo centram-se basicamente na ajuda dos trabalhos de casa, todas as crianças cujos pais o desejem podem encontrar resposta no A.T.L., têm oportunidade de fazerem os trabalhos com a orientação de uma ou mais técnicas, rentabilizando assim o tempo de permanência no A.T.L. e satisfazendo sobretudo a necessidade dos pais.

Esta instituição existe desde 1978, pertence à Junta de Freguesia de Sines, o seu maior objetivo é dar resposta às necessidades sentidas pelos pais, face às realidades do quotidiano. É fundamental para a ocupação dos tempos livres das crianças, contribuindo assim no seu desenvolvimento, respeitando as caraterísticas de cada um. Através desta instituição, a Junta de Freguesia de Sines, dá resposta a muitas famílias que por falta de tempo, necessitam de acompanhamento para os seus filhos, encontrando no A.T.L. um espaço seguro e atrativo.

Horário de Funcionamento
O A.T.L. "A Gaivota" funciona de segunda a sexta-feira das 07:45 às 19:30 horas.

Atualmente tem cerca de 138 crianças a frequentar diariamente mas em períodos distintos. Estão divididos em 5 grupos com as respetivas técnicas. Os períodos de maior frequência, são os que antecedem o início das aulas, o período do almoço e depois das 17,30 horas após ter terminado as aulas. Estes grupos rodam diariamente por salas diferentes, tendo como objetivo:

  • Ocupar as crianças nos seus tempos livres com criatividade;
  • Dominar algumas das expressões motoras, dramáticas e plásticas;
  • Proporcionar uma educação harmoniosa;
  • Ajudá-los a desenvolver as suas capacidades, contribuindo assim para o seu bom desenvolvimento;
  • Estimular o gosto pela leitura;
  • Promover a partilha e o respeito pelos outros através de jogos de equipa;- Sensibilização para a cidadania.

Tendo em conta a grande carga horária a que as crianças estão sujeitas diariamente, optamos por reformular o nosso método de funcionamento, ou seja, durante o tempo letivo rodamos somente pelos ateliers em que as crianças mostrem maior recetividade. Após as aulas terminarem, as crianças necessitam de atividades livres, onde se possam expandir sem que as atividades sejam demasiado orientadas. Logo temos os ateliers de pintura, jogos/informática, biblioteca, casinha das bonecas, audiovisuais, que rodamos diariamente onde se executam atividades lúdicas. Nos períodos de férias prolongamos os nossos ateliers incluindo a carpintaria, olaria, costura, tecelagem e culinária, tentamos diversificar e é com grande prazer que as crianças nele participam.

Quanto aos espaços exteriores consideramo-nos privilegiados, como tal sempre que o tempo o permite algumas atividades são feitas ao ar livre é o exemplo de pinturas.

Durante os recreios, são as crianças que optam qual a brincadeira de sua preferência, cada vez mais é sentida a necessidade das crianças terem "tempos livres", para simplesmente brincar livremente.